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Literatura

Fernando Pessoa – Um Marco na Literatura Portuguesa

Datava o dia 13 de Junho de 1888, quando Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, Portugal. Os primeiros anos de vida foram relativamente tranquilos, mas infelizmente quando tinha apenas cinco anos de idade, o seu pai faleceu. A sua mãe voltou a casar um ano e meio mais tarde com o embaixador português em Durban, África do Sul. O poeta frequentou uma escola inglesa em Durban, onde viveu com a sua família até ter dezassete anos de idade.

Aos treze anos, fez uma visita de um ano a Portugal, regressando definitivamente ao país em 1905. Começou a estudar na Universidade de Lisboa em 1906, mas desistiu após apenas oito meses. Durante os anos seguintes ficou com familiares ou em quartos alugados, ganhando a vida como tradutor, escrevendo em revisões vanguardistas e redigindo cartas comerciais em inglês e francês. Começou a publicar críticas em 1912, prosa criativa em 1913 e poesia em 1914. Este foi também o ano em que os alter egos a que chamou de heterónimos ganharam vida, destacando-se os principais nomes:

  • Alberto Caeiro
  • Ricardo Reis
  • Álvaro de Campos

A maioria dos poemas de Pessoa, heterónimos ou não, apareceram em diversas revistas literárias. Publicou o seu primeiro livro de poemas ingleses chamado “Antinous”, em 1918, seguido de “Sonnets”, em 1918 e “Poemas ingleses”, em 1921. No entanto, lançou apenas um único livro de poemas portugueses, “Mensagem”, em 1933. O poeta português acabou por falecer a 30 de Novembro de 1935, em Lisboa, devido a uma cirrose hepática. Pessoa evitou o mundo literário e a maioria dos contactos sociais e só anos após a sua morte é que a sua obra granjeou um vasto público.

Os Heterónimos de Fernando Pessoa

Os alter egos literários eram populares entre os escritores do início do século XX: Pound tinha Mauberley, Rilke tinha Malte Laurids Brigge e Valéry tinha Monsieur Teste. Mas ninguém levou o seu alter ego tão longe como Pessoa, que abdicou da sua própria vida para conferir substância quase real aos poetas que designava nos heterónimos, dando a cada um deles uma biografia pessoal, psicologia, política, estética, religião e físico.

Alberto Caeiro era um homem ingénuo, não alfabetizado e desempregado do país. Ricardo Reis foi um médico e classicista que escreveu odes como Horace. Álvaro de Campos, engenheiro naval, era um dançarino bissexual que estudou em Glasgow, viajou para o Oriente e viveu escandalosamente em Londres. Num texto inglês, Pessoa escreveu: “Caeiro tem uma disciplina: as coisas devem ser sentidas como elas são. Ricardo Reis tem outro tipo de disciplina: as coisas devem ser sentidas, não só como são, mas também para se enquadrar com um certo ideal de medida e regra clássica. Em Álvaro de Campos as coisas devem ser sentidas como são”.

Em anos posteriores, Pessoa deu também à luz Bernardo Soares, um “semi-heterónimo”, autor do extenso diário ficcional conhecido como “O Livro do Desassossego”. António Mora, um prolífico filósofo e sociólogo; o Barão de Teive, um ensaísta; Thomas Crosse, cujos escritos críticos em inglês promoveram a literatura portuguesa em geral e a obra de Alberto Caeiro em particular; I. I. Crosse, irmão e colaborador de Thomas; Coelho Pacheco, poeta; Raphael Baldaya, astrólogo; Maria José, uma corcunda consumista de dezanove anos de idade, que escreveu uma carta de amor desesperada e sem e-mail a uma bela metalúrgica que passava debaixo da sua janela a caminho do trabalho todos os dias, e assim por diante.

Pelo menos setenta e dois nomes para além de Fernando Pessoa foram “responsáveis” pelos milhares de textos que foram realmente escritos e pelos muitos mais que ele apenas planeou. Embora Pessoa também tenha publicado algumas obras sob pseudónimo, distinguiu-se do projeto “heteronímico”: “Uma obra pseudónima é, exceto pelo nome com que é assinada, a obra de um autor que escreve como ele próprio. Uma obra heterónima é de um autor que escreve fora da sua própria personalidade: é a obra de uma individualidade completa feita por ele, tal como seriam as afirmações de algum personagem num drama”.

Prosa de Fernando Pessoa

A obra em prosa mais importante de Pessoa, “O Livro do Desassossego”, ilustra magnificamente o princípio da incerteza que percorre todo o seu universo escrito. É também o melhor exemplo da capacidade do autor para nos expandir e surpreender na sua vida após a morte. Um diário semi-ficcional, constituído por cerca de quinhentas passagens sobre temas diversificados e empregando vários registos estilísticos e tonais. A edição inaugural em português só foi publicada em 1982, quarenta e sete anos após a morte de Pessoa. Baseou-se em cerca de trezentas passagens – datilografadas, escritas ou quase ilegíveis – que o próprio autor tinha recolhido num grande envelope, bem como em dezenas de passagens adicionais que os investigadores extraíram dos seus labirínticos arquivos.

Em edições posteriores, acrescentaram novo material, mas como o autor nem sempre etiquetou os seus textos, os editores discordam do que realmente pertence a “O Livro da Inquietude”. Além disso, Pessoa deixou apenas indicações vagas e contraditórias sobre como poderia ter ordenado o seu conteúdo, e as edições concorrentes organizaram as passagens de formas completamente diferentes. Dizer que se trata de um livro para o qual não é possível uma edição definitiva seria uma afirmação flagrante se não fosse uma afirmação conceptualmente errónea, uma vez que não há nenhum livro a implorar por definição.

O que o autor realmente produziu é um não-livro quintessencial: uma grande mas incerta quantidade de textos escritos, na sua maioria sem data, deixados sem ordem sequencial, de tal forma que cada edição publicada – inevitavelmente dependendo de uma intervenção editorial maciça – é necessariamente falsa para o “original” inexistente.